O prefeito Robério Oliveira assinou, na tarde desta quarta-feira (21), a ordem de serviço para a construção do Centro de Parto Normal de Eunápolis, o primeiro da região.

O projeto da Rede Cegonha tem foco numa atenção humanizada para o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento.

[ads id="ads1"]

O Centro de Parto Normal será construído e uma área de quase 295 metros quadrados, nos fundos do Hospital Regional, no bairro Pequi.

"Com a Rede Cegonha, a gente vai desafogar o Hospital Regional, onde são realizadas centenas de partos mensalmente. Com isso, vão sobrar mais leitos hospitalares naquela unidade", afirma o prefeito Robério.

Primeira-dama Cláudia ao lado do prefeito 

A primeira-dama Cláudia Oliveira, que estava acompanhando o prefeito Robério, afirmou que no Centro de Parto Normal o recém-nascido permanecerá ao lado da mãe 24 horas por dia, no mesmo ambiente, até a alta hospitalar, com direito ao acompanhante.

"Enquanto mãe, enquanto primeira-dama, vejo que é um ganho muito grande para as mulheres. Fico muito feliz porque eu sou mãe e sabemos o quanto é importante termos tranquilidade na hora do parto, principalmente quando é um parto normal. E a Casa de Parto tem todo a estrutura, com a participação do pai ou familiar ao seu lado", diz Cláudia Oliveira.

Centro de Parto Normal será ao lado do HRE

O investimento de pouco mais de R$ 770 mil é um convênio firmado entre a Prefeitura de Eunápolis e o Ministério da Saúde. O Centro de Parto Normal terá quatro quartos, salas de exames, seis áreas para as mães tomarem sol e estacionamento externo.  

[ads id="ads2"]

A previsão de conclusão da obra, segundo a empresa que vai tocar a construção, é de até 180 dias.

"O prefeito Robério conseguiu esta obra, que é mais uma das centenas que estamos tocando aqui. Digo para você que não tem uma cidade  na região que esteja com tantas obras,  na educação, saúde", disse o secretário de Infraestrutura, José Carlos Cruz.