quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Eunápolis: Candidatos já se preparam para horário eleitoral no rádio

Propaganda eleitoral o rádio começa sexta-feira

Independentemente do deferimento dos registros de candidaturas, a partir desta sexta-feira, dia 9 de outubro, começa a propaganda eleitoral obrigatória no rádio. Em Eunápolis, as eleições serão realizadas no dia 15 de novembro em turno único. Nas cidades onde ocorrer o segundo turno, essa votação será no dia 29 de novembro.

Cinco concorrentes à prefeitura e 311 postulantes à Câmara de Vereadores apresentaram o pedido de registro de candidatura às eleições municipais de 2020 em Eunápolis.

[ads id="ads1"]

São três concorrentes à majoritária contra duas candidaturas femininas. No universo do Legislativo são 212 candidaturas masculinas e 99 femininas, equivalente ao percentual de 31,2% do total, o que demonstra uma pequena redução da participação das mulheres se comparada com as últimas eleições.

CONCORRÊNCIA

Com relação a 2016, houve um aumento de 53,8% no número de candidaturas ao cargo de vereador. Na última eleição municipal, 173 pessoas concorreram a uma vaga na Câmara Municipal. O elevado número de candidaturas é explicado pela mudança nas regras que passaram a valer a partir deste ano e que impediram a formação de coligações para as candidaturas proporcionais, obrigando os partidos a lançarem chapas próprias. 

[ads id="ads2"]

Desta forma, os partidos puderam lançar até 1,5 vezes o número de cadeiras existentes. Já para a eleição de prefeito, os partidos puderam formar as alianças como nos anos anteriores.

AGUARDANDO

Em Eunápolis, três candidatos a prefeito e um candidato a vereador ainda aguardam o julgamento das suas alegações e documentos junto à Justiça Eleitoral para terem seus nomes confirmados na urna eletrônica.

Marcadores: ,