quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Cresce a chance de mulheres na Câmara de Vereadores de Eunápolis

Atualmente, Eunápolis não tem nenhuma mulher no Legislativo

Do total de candidatos ao legislativo, em Eunápolis, 214 são do sexo masculino e 99 do sexo feminino. As eunapolitanas estão representadas nestas eleições 2020 com 31,2% das candidaturas. Por outro lado, 68,8% dos candidatos a vereador em Eunápolis são homens, o que é mais uma demonstração que o mundo da política é dominado pelo gênero masculino. 

A proporção de mulheres é explicada por motivos legais: por lei, pelo menos 30% dos candidatos precisam cumprir a cota de gênero. É possível que, sem esta lei, tivéssemos uma proporção ainda menor do gênero feminino nas eleições. 

[ads id="ads1"]

Segundo dados de 2016, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, elas representavam, naquele ano, 143% das vereadoras e 12% das prefeitas de todo o Brasil. Em números absolutos são 7.782 mulheres vereadoras. Os homens, que ocupam 86,5% das vagas, somam 49.825. 

Atualmente, Eunápolis não tem nenhuma mulher ocupando uma cadeira no Legislativo. Mas no passado foi um pouco diferente. A legislatura de 1997 a 2000 foi a mais “cor de rosa” e contava com a representatividade de quatro mulheres: Alaíde Barbosa de Brito, Eluiza Elena, Iracy do PT e Leslie Batista. Nos anos seguintes foram eleitas Ruth Curvelo e Carmem Lúcia Gerino Maciel. A última se tornou, no biênio 2009/2010, a presidente mulher a ocupar a presidência da Câmara de Vereadores de Eunápolis. 

Desde então, nenhuma outra mulher foi eleita. 

Contudo, o pleito deste ano apresenta um dado animador. Das 99 candidatas mulheres, um número expressivo tem chances reais de conquistar ao menos quatro das 17 vagas. 

[ads id="ads2"]

Outro dado animador, do ponto de vista da promoção da diversidade de gênero, é que oito dos 313 postulantes são declaradamente homossexuais. Um deles pediu registro de candidatura usando o nome social. E mais animador ainda, todos esses com chances concretas de chegar à vitória. 

A eleição do primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro. Que vençam as melhores. 

Marcadores: , , ,