Campanha visa reforçar segurança no trânsito

A Veracel Celulose estará realizando a Semana de Trânsito, uma ação voltada para os motoristas de veículos pesados de carga, transporte de pessoas, máquinas e equipamentos. A ação interna acontece em consonância à Semana Nacional de Trânsito que este ano tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”.

[ads id="ads1"]

A Semana de Trânsito da Veracel acontecerá de 21 a 25 de setembro e terá o apoio da equipe do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). A programação inclui ações de sensibilização sobre segurança no trânsito e cuidados com a saúde. “O objetivo é reforçar a importância do trânsito seguro e a responsabilidade de todos para perceber os riscos existentes e cooperar para proteger a vida. Todos nós somos essenciais para um trânsito mais responsável e seguro”, destacou Thiago Petine, Coordenador de Logística de Madeira da Veracel.

O coordenador ainda destaca que a Semana de Trânsito é uma das iniciativas do plano de ação anual de segurança no trânsito, desenvolvido com empresas parceiras da Veracel. “Incentivamos ações diárias que reforcem a segurança no trânsito como, por exemplo, a realização de Diálogo Diário de Segurança, instruções de condução e uso de tecnologias que contribuam para o trânsito consciente e mais seguro nos trechos de operação na região”, disse Petine.

A campanha ainda traz na carona a conexão sobre importância da mensagem “Mantenha distância” como uma das atitudes para preservar a vida. “Nunca foi tão importante manter a distância para proteger a vida - seja no trânsito, seja no convívio social. Além da consciência sobre a segurança no trânsito, também queremos continuar reforçando a necessidade de prevenção ao coronavírus”, detalhou. 

Tecnologias para um trânsito mais seguro

Atualmente, cerca de 600 pessoas trabalham no transporte de madeira para a fábrica, com um fluxo médio de 200 viagens por dia e uma quilometragem diária de 90 a 100 mil quilômetros, entre o Sul da Bahia e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Semana de Trânsito da Veracel acontecerá de 21 a 25 de setembro

Além do trabalho que é realizado constantemente para orientar sobre segurança no trabalho, a tecnologia tem proporcionado novas vivências para os colaboradores, diminuindo as chances de acidentes. Um dos sistemas implementados é o de monitoramento da fadiga do motorista, que é um sensor que capta sinais e comportamento de cansaço e distração do condutor, emitindo alertas em tempo real na cabine e na central de transporte da empresa.

[ads id="ads2"]

A telemetria é outra ferramenta operada via satélite, que monitora o desempenho de veículos de grande porte, viabilizando informações para análises de desempenho e atitudes que podem ser melhoradas em treinamentos. “A Veracel tem trabalhado forte junto às empresas parceiras,  principalmente na parte de tecnologia embarcada dos veículos, treinamentos, fiscalização e ações preventivas, antecipando ações de possíveis problemas e gerando resultados satisfatórios com a redução significativa de acidentes nas estradas”, explicou o coordenador.