O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e a primeira-dama de Eunápolis e prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), inauguraram importantes obras em Eunápolis na tarde desta sexta-feira (25/9).

Em campanha pela reeleição, o prefeito da cidade, Robério Oliveira, não participou das inaugurações, em respeito à legislação eleitoral. Estavam presente vereadores, secretários do governo,  assessores e várias lideranças comunitárias .

[ads id="ads1"]

Durante a vistoria da Policlínica Regional Saúde, com a presença de seis dos prefeitos da Costa do Descobrimento, o governador anunciou novos investimentos para o município na área da educação.

Rui falou que fará algumas intervenções em várias escolas estaduais de Eunápolis, como “o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no bairro Dinah Borges, onde funciona o CETEB, além de outro investimento no Centro Integrado de Educação, antigo Colégio Clériston Andrade, numa área de 10 mil metros quadrados que fica na Rua Paulino Mendes Lima, no Centro da Cidade”. 

Vistoria às obras da Policlínica Regional de Saúde, que será entregue em janeiro

“Estamos reestruturando as escolas para botar teatro, botar biblioteca bem equipada, laboratórios, quadra coberta, campo com grama sintética, porque educação ela é completa, não só é aprender as matérias, mas é desenvolver a capacidade cognitiva dos meninos para tocar instrumentos, para fazer uma peça teatral, para fazer balé, para fazer música, para jogar vôlei, futsal, em quadra coberta,  para jogar em campo society, enfim, a educação é ampla e nos estamos  remodelando as estruturas das escolas, fazendo um investimento forte, nós estamos em execução de vários projetos em toda a Bahia”, disse o governador.

Ainda na visita à Policlínica, o governador recebeu do vereador Waldemir Batista, uma placa com o Título de Cidadão Eunapolitano, outorgado pela Câmara Municipal de Eunápolis em novembro de 2019. 

INAUGURAÇÕES 

A visita de Rui Costa a Eunápolis começou pela Praça da Integração, que é um espaço público de lazer, esporte e cultura na Rua Navegantes, no bairro Itapuã. 

Ao lado da primeira-dama do município, Cláudia Oliveira, e de vários secretários municipais, o governador entregou um equipamento com mais de quatro mil metros quadrados, que conta com cine teatro, quadra coberta, pista de skate, bicicletário, equipamentos  de ginástica, playground, quadra de areia, além de um novo CRAS. 

Primeira etapa do Complexo Itamarzão, no centro da cidade

Trata-se de uma obra com recursos federais e municipais e que passa a ser a principal  opção de divertimento para as famílias dos bairros Itapuã, Parque da Renovação, Santa Lúcia, Antares, Centauro e áreas  circunvizinhas. 

Na sequência, a segunda parada foi para inaugurar a segunda etapa do Complexo Esportivo Itamar Seixas, antigo estádio Itamarzão, que agora oferece à população um campo society com gramado sintético e iluminação em led para jogos noturnos, vestiários, banheiros, pista de cooper, ciclovia e alambrado.

Em sua primeira etapa, a obra passou por uma grande transformação, com abertura de rua, drenagem e pavimentação, levando mais mobilidade ao Centro da cidade e criando um novo acesso à BR-101, que proporciona valorização da área e segurança aos moradores. 

Na 3ª e ultima etapa, que está em fase de licitação, o Complexo Esportivo do Itamarzão ganhará Quadra Poliesportiva, campo de futevôlei e vôlei de areia, espaço aberto para apresentações culturais, parquinho infantil, pista de skate, pista de patinação, academia de ginástica, calçadão, mesa de jogos e área de integração. 

Praça da Integração, no bairro Itapuã 

Na sequência, a comitiva se deslocou para a vistoria das obras da Policlínica Regional Costa do Descobrimento, no bairro Santa Isabel. Acompanhado do prefeito Robério Oliveira, de Eunápolis, que doou o terreno para construção do equipamento de saúde que vai atender toda a comunidade regional, o governador recebeu os demais prefeitos dos municípios que compõem o consórcio e que serão beneficiados com este importante equipamento de saúde pública, no valor total de R$ 22 milhões, que ampliará a oferta de atendimentos especializados na região. 

Ao final, a prefeita Cláudia Oliveira, de Porto Seguro,  que é presidente do Consórcio, destacou o empenho dos prefeitos da Costa do Descobrimento para conseguir o empreendimento e comparou a iniciativa ao exemplo de outros gestores de países da Europa que fazem parcerias desta natureza: 

Obras da Policlínica de Saúde estão bem adiantadas

“São municípios que se juntam para ofertar uma melhor qualidade no atendimento de saúde e, graças a Deus, com essa ideia que  o governador copiou, não só de  outros países, mas de  outros estados do Brasil, ele trouxe para a Bahia  e  nós estamos vendo já entregue  outras policlínicas e, em breve, vai ser esta da Costa do Descobrimento  que  hoje eu estou como presidente do Consórcio, mas  meu mandato encerra em dezembro e eu vou ter que  deixar a presidência e outro prefeito deverá assumir. E aqui vamos inaugurar, em janeiro, uma estrutura com equipamentos de primeiro mundo que vão  estar aqui  para dar atendimento a Eunápolis  e à população  de outros municípios que vão chegar aqui regulados  pelas secretarias de saúde das cidades parceiras, transportados em ônibus com ar condicionado. Então eu estou muito feliz e agradecida ao governador Rui Costa”, disse Cláudia Oliveira.