Na tarde de quarta-feira (16/09), o PROS realizou sua convenção municipal, no espaço da Câmara de Vereadores, no centro de Porto Seguro. O evento teve pórtico de entrada, legiões de bandeiras do partido e até um grupo caracterizado de super-heróis da Marvel, mas também não faltou distribuição de máscaras e álcool em gel como medidas protetivas ao coronavírus.

A legenda marcha com as candidaturas majoritárias de Uldurico Jr. (PROS) a prefeito e Maurício Pedrosa (PSD) a vice. Ambos prestigiaram a convenção, ladeados pelos patronos desta aliança, que são a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira (PSD), o ex-prefeito Ubaldino Jr. (PROS) e o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, que chegou ao local ao lado da filha, Larissa, presidente do PSD Jovem, sob aplausos e gritos de “o capitão chegou”. 

[ads id="ads1"]

Os convencionais, filiados aos partidos aliados na coligação denominada “A Força da União”, deram um show à parte, interagindo com a fala dos oradores, especialmente durante o discurso de Ubaldino Jr. 

Em vídeo, os senadores Otto Alencar (PSD) e Romário (PROS), o deputado Otto Alencar Filho (PSD) e o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB), prestaram depoimentos referendando a coligação. 

Candidaturas de Uldurico Jr. a prefeito e Maurício a vice

Eufórico e risonho, o agora candidato do PROS, Uldurico Jr., falou na convenção referindo-se às lições de cidadania que aprendeu com o pai, ex-deputado Uldurico Pinto (PCdoB), “quando ainda era um garoto”.  Em seguida garantiu que, apesar das diferenças notórias entre os dois maiores grupos políticos de Porto Seguro, os objetivos, no final, são os mesmos: 

“Na verdade, eu digo que Deus foi muito bom comigo, muito mais do que eu mereço, porque eu nunca impus nenhuma candidatura, foi a prefeita Cláudia, junto com o  ex-prefeito Ubaldino que chegaram à conclusão que eu deveria ser pré-candidato a prefeito de Porto Seguro e, junto com Mauricio Pedrosa, vamos fazer o melhor governo da história da nossa cidade”, profetizou. 

Ao falar na convenção, o jovem deputado acrescentou que todas as correntes ideológicas são bem vindas, mas desde que aceitam os pontos do programa de governo dos grupos políticos que construíram essa ampla aliança. Ele também fez questão de mandar um recado aos eleitores: 

 “Estamos prontos, ainda mais vendo a força das pessoas que estão aqui nos dando o incentivo, querendo que eu e Maurício Pedrosa continuemos fazendo um governo sério, competente e transparente e transformando a vida das pessoas que é esse o nosso ideal e nós vamos à luta para ganhar as eleições com a maior diferença de votos já vista na história dessa cidade”. 

Os 55 DIAS 

Curiosamente, após a convenção desta quarta-feira, serão 55 dias de campanha até o dia da eleição, em 15 de novembro, como observou, o candidato a vice-prefeito, Mauricio Pedrosa. “A partir de amanhã são 55 dias de luta, de muita garra e, se Deus quiser, a gente vai chegar à vitória e vamos fazer o melhor governo da história de Porto Seguro”. 

Maurício Pedrosa admitiu que não é tarefa fácil suceder a Cláudia Oliveira. “É um papel muito grande e difícil suceder a prefeita Cláudia. É uma prefeita guerreira, uma prefeita que fez um trabalho maravilhoso do qual eu fiz parte e estamos aqui para dar continuidade a esse momento bom que Porto Seguro vive”, reconheceu o ex-secretário de Relações Institucionais de Porto Seguro. 

OBJETIVO  

A aliança entre dois grupos rivais desde 2012 se explica, segundo Cláudia Oliveira, pelo objetivo comum de querer a manutenção do desenvolvimento econômico da cidade, mais atenção para a saúde e o bem-estar da população.

Discurso de Robério, um dos patronos da aliança

“É dar continuação a um trabalho feito durante esses oito anos por mim e pensando em prol do desenvolvimento de Porto Seguro, que merece todo respeito, todo o amor dos dois grupos políticos que são os maiores do município. De um lado Ubaldino, que fez por essa cidade, em sua época, de 1997 ao ano 2000, quando construiu e deixou vários legados, como também o legado da nossa gestão que nos coloca como uma das melhores prefeitas da Bahia”. 

[ads id="ads2"]

Dizendo-se com disposição e saúde para continuar trabalhando, Cláudia Oliveira também anunciou que estará ajudando na campanha de Eunápolis, onde o marido dela, Robério Oliveira (PSD), busca a reeleição. 

“Eu, graças a Deus, tenho saúde e energia suficiente para dar conta dessas duas campanhas. Da mesma forma que estarei aqui em Porto Seguro, ajudando e levando os nomes dos nossos candidatos, estarei ao lado do meu esposo, em Eunápolis, dizendo também para a população daquela cidade que Robério é o melhor e que Robério construiu o que hoje se tem em Eunápolis e por isso ele merece esta nova oportunidade”, reiterou. 

DISPAROS 

Mais contundente que a prefeita, Ubaldino Jr não poupou frases de efeito. Segundo ele, junto com a prefeita, os dois construíram 90% de todas as obras de infraestrutura de Porto Seguro e por isso, as diferenças ideológicas entre eles nada significam diante da força dessa união “para fazer Uldurico Jr. o melhor prefeito do que nós dois”. Em seguida, ele justificou como se deu o que chamou de ‘improvável aliança’: 

“É a construção de projetos, de propostas. Uma aliança com Cláudia Oliveira era impensável, hoje se torna uma realidade porque nós queremos o melhor, queremos Porto Seguro grande, cada vez melhor para viver e para visitar, enquanto o adversário é um retrocesso, não tem obra, não tem nada para mostrar, administrava a cidade lá de Salvador, é um desastre para Porto Seguro. Neste momento temos que unir as forças comprometidas com a cidade”, enfatizou. 

TODO GÁS 

Impedido de concorrer ao pleito, Ubaldino Jr avisou que vai para a rua com o mesmo fôlego como se fosse ele o candidato. Segundo ele, “a candidatura de Uldurico Jr. já nasceu forte porque tanto ele quanto Cláudia Oliveira farão o possível para que sejam vencedores”. Disse ainda que “Uldurico não é um mero substituto, mas um candidato à altura para representar o sonho de toda nossa gente”.