O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, foi recebido no aeroporto de Porto Seguro, na noite desta quarta-feira (12), pelo deputado estadual Jânio Natal e pelo deputado federal João Bacelar, ambos do PL.

Nesta quinta-feira (13), à tarde, o ministro e os presidentes da Embratur e Banco do Nordeste, Gilson Machado Neto e Romildo Rolim, respectivamente, vão participar de um encontro com empresários do turismo, lideranças do comércio e entidades de classe de Porto Seguro.


A convite dos dois deputados, as autoridades participarão do evento “Aqui nasceu o Brasil, aqui renasce o turismo”, onde serão anunciadas novas medidas, como novos investimentos e a desburocratização da liberação de financiamentos aos empreendimentos do setor.

O encontro, que será realizado às 14h, no Hotel Solar do Imperador, contará também com debate sobre a retomada do turismo nacional após a pandemia e as dificuldades que os empresários e trabalhadores, direta ou indiretamente ligados ao turismo, estão enfrentando devido à interrupção das atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus.


O evento é restrito a convidados, entre eles a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e outras entidades.


“O Brasil nasceu em nossa cidade, que tem como principal atividade econômica o turismo, então, nada mais justo e coerente do que recebermos em Porto Seguro o Ministro do Turismo e seus convidados, que trarão novidades para fortalecer os empresários. Precisamos urgentemente ‘dar fôlego’ a eles, do micro ao grande empresário e ajudá-los na retomada”, destacou o deputado estadual Jânio Natal.

Os deputados baianos estiveram em Brasília no último dia 05 de agosto, em reunião com Marcelo Álvaro. Na ocasião, foram discutidas as dificuldades pelas quais os empresários e trabalhadores estão enfrentando desde a interrupção das atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, sobretudo os que dependem direta ou indiretamente do turismo na Bahia.


Durante o encontro, Jânio Natal e João Bacelar ficaram sabendo em primeira mão sobre as medidas que visam impulsionar a retomada do setor turístico no país, então fizeram questão de convidar o Ministro Marcelo para vir a Porto Seguro, onde o Brasil nasceu e é o terceiro destino mais procurado no território brasileiro.

“Pretendemos discutir, inclusive, a abertura de linhas de financiamento para os pequenos e médios empresários do turismo que, durante a pandemia, têm encontrado muitas dificuldades para obter crédito, disse João Bacelar, explicando o motivo da presença do presidente do Banco do Nordeste. “Nada como discutir a retomada e redescoberta do turismo no Brasil no lugar onde o país começou”, concluiu Jânio Natal.