No momento em que o mundo vive a pandemia do coronavírus, a relevância da informação como uma importante ferramenta de conscientização é destacada. Pensando em contribuir no combate à desinformação utilizando a produção de conhecimento neste cenário de crise sanitária, o IFBA Eunápolis lançou no último sábado (08) o IF Cast. O podcast informativo é mais um canal para produção de conteúdo e compartilhamento de dados sobre a Covid-19.

O IF Cast foi um dos projetos de extensão de Eunápolis contemplado em edital das Pró-reitorias de Extensão (PROEX) e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA para combate e enfrentamento da Covid-19, juntamente com outros dois projetos do campus: “Eu na Robótica” e “IFmix”. 

Um podcast é uma forma de comunicação da cibercultura que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, unindo a tecnologia da web com elementos do rádio, ficando disponível para ser ouvido no momento escolhido pelo usuário.

O podcast está sendo executado pela Divisão de Comunicação Social e pelos estudantes bolsistas Alécia Oliveira e Luís Henrique Couto. Para eles, a vivência tem sido importante. “Muito bom. É uma experiência nova para mim. Gosto de falar e gosto de levar informação para as pessoas. Juntar as duas coisas tem sido incrível e tenho aprendido muita coisa”, disse Alécia, aluna do 4 º ano do curso de edificações, que ainda complementou a respeito do papel social do projeto. “Acredito que o IF Cast será útil, pois é um projeto que leva informação com proximidade. Estamos em uma grande variedade de plataformas, além de termos nosso próprio site, o que facilita a proximidade da população. No IF Cast você encontra informações verdadeiras e recomendações de profissionais sobre vários assuntos acerca da pandemia, além de sempre estarmos levando informações verdadeiras para desmistificar boatos que circulam na web. IF Cast é de utilidade pública. Um meio de informação segura, próxima e simples”.

Já para Luís Henrique, do 3º ano de informática, essa oportunidade está sendo importante também porque já faz parte de um objetivo pessoal anterior. “Está sendo incrível participar do projeto. Fazer um podcast era algo que eu queria há muito tempo, e essa experiência está sendo muito legal, muito nova e satisfatória para mim. Um podcast ser bem maleável, se torna muito útil pra poder espalhar boas informações e mais do que tudo, informações verdadeiras, e experiências de profissionais e pessoas de confiança. Acredito que um podcast neste momento vai ser ótimo para espalhar informações enquanto se faz outras atividades”, finalizou o estudante.

Com episódios temáticos quinzenais, o IF Cast fez sua estreia abordando a biologia do vírus, com a colaboração da professora Drª Fabiana Bertolde e de Kelly Rebouças, Diretora da Vigilância Epidemiológica do município, para avaliar o contexto da pandemia na cidade de Eunápolis.  

Temas como sintomas, sequelas, remédios, vacina, saúde mental, profissionais na linha de frente da pandemia, combate aos boatos e perspectivas para o futuro também serão abordados nos próximos programas, sempre mesclando a participação de especialistas das comunidades acadêmica e externa.

Todos os assuntos debatidos no podcast vão buscar cumprir a responsabilidade social da educação, do IFBA e do jornalismo, auxiliando na construção de uma sociedade consciente e saudável. “Pretendemos alcançar o público interno e população que vive na região em que estamos inseridos, expondo os assuntos com linguagem direta, acessível e com divulgação científica. Para isso, sempre contaremos com o apoio dos especialistas do próprio IFBA e da comunidade externa, além de buscarmos a participação do ouvinte. Nossa intenção é que o espaço seja aberto de maneira democrática”, explicou a jornalista responsável, Dany Ana Cavalcanti.

 O IF Cast está disponível num site próprio com todas as informações a respeito do projeto e pode ser ouvido lá e também nas principais plataformas de stream, como Spotify e Deezer, quando e como o ouvinte preferir, de maneira gratuita.

Acesse o Ifcast.net (http://ifcast.net