O Dia de Cooperar é um grande movimento de responsabilidade social das cooperativas brasileiras.
Na cidade de Eunápolis, a COOEDUC (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP- Bahia), aderiu à ação pelo quinto ano.

O objetivo do Dia C é estimular a prática solidária e ajudar a quem mais precisa, focando em um dos princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade.

Durante toda esta semana, a COOEDUC está aberta para receber doações de alimentos, materiais de higiene e máscaras. Todo o material arrecadado será destinado às instituições da caridade do município.


No último sábado (1º), uma carreata que reuniu profissionais da educação, estudantes e pais de alunos marcou a abertura do Dia C.

“Quem disse que em tempos de pandemia não podemos cooperar? De forma solidária e mantendo o distanciamento, mobilizamos professores, familiares, alunos para a prática solidária”, destacou a professora Márcia Cordeiro.

Devido à pandemia do coronavírus, a COOEDUC considera esta edição do evento especial.
“Vai ser um ano histórico na nossa caminhada, pois somos uma cooperativa há 28 anos e há cinco anos mobilizamos toda a comunidade escolar em prol do Dia de Cooperar. Então, mesmo passando por esse período difícil, não poderíamos deixar de ajudar o próximo”, acrescentou a professora.


“Sabemos que ser solidário vai além de palavras escritas ou proferidas, ser solidário é praticar o bem incansavelmente e viver a empatia como uma necessidade vital. Por isso, sintam-se convidados a experimentar com a COOEDUC esse conceito de solidariedade e, juntos, fazermos do mundo um lugar melhor para todos. A COOEDUC agradece a participação e o envolvimento de todos os professores, famílias e alunos”, frisou o professor Gilmar Reis.


Todas as ações promovidas pela COOEDUC seguem as recomendações dos órgãos de saúde, em tempos de pandemia.