A 11ª Ultramaratona de Ciclismo, que aconteceria em Porto Seguro, foi adiada devido a pandemia. Seguindo recomendações de entidades nacionais e internacionais a organização da Brasil Ride, responsável pela Ultramaratona, optou por realizar o evento apenas em 2021.

"Obviamente esta não era a notícia que eu gostaria de dar, mas é a mais prudente para o momento. Após uma grande análise envolvendo UCI, CBC, Estado da Bahia e Prefeitura de Porto Seguro, bem como a nossa equipe de trabalho, pensando nos novos protocolos exigidos, concluímos que não é seguro e nem viável realizar o evento em outubro de 2020. Assim, o adiamos para 2021, e o mesmo ocorre com a Maratona dos Descobrimentos. Lamento muito, mas acredito que segurança e bem-estar das pessoas é o mais importante", explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

A decisão de que a maratona aconteça nos dias 17 a 23 de outubro do ano que vem levou em consideração normas da União Ciclística Internacional (UCI) e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), como citado por Mario Roma. O adiamento também contou com o governo estadual da Bahia e o governo municipal da cidade de Porto Seguro, que sediará o evento. Até o início de agosto, nenhuma prova de ciclismo será realizada no país.


"A Brasil Ride é um evento que exige 300 pessoas trabalhando e outras 500 competindo nos sete dias, além de mais de 2.000 ciclistas na Maratona que encerra a competição, no sábado, em um fim de semana que Arraial d'Ajuda chega a ter 8.000 pessoas”, explicou o fundador da Brasil Ride, ressaltando o motivo de não poder garantir o evento este ano, já que o Brasil ainda se encontra passando pela pandemia. “Talvez até lá as coisas estejam melhores, torço para que sim, mas não é correto da nossa parte deixar atletas se planejarem para algo que não é certo que vá ocorrer", reforçou.

Os atletas que se inscreveram para competir este ano tiveram suas inscrições automaticamente transferidas para o ano que vem. Caso não possa competir em 2021, os ciclistas podem passar sua inscrição para outras pessoas ou podem solicitar que o crédito da inscrição na Ultramaratona seja transferido para a inscrição de outro evento que faça parte da Tour Bike Brasil Ride, organizados pela Brasil Ride.