A 8ª melhor no estado, a melhor escola em todo o Sul da Bahia e a 285ª entre as quase 20 mil do Brasil. Essa foi a conquista alcançada pelo Colégio Anísio Teixeira, de Eunápolis, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Veja fonte do ranking aqui.

As posições no ranking foram comemoradas como uma grande conquista pela direção do Anísio. “É um resultado incrível para o colégio e para Eunápolis, principalmente, ao que se refere à posição nacional. A posição estadual, também foi muito importante para nós. Ficamos à frente de muitos colégios tradicionais de Salvador. Além disso, fomos a melhor escola em todo o sul da Bahia e, em Eunápolis, ficamos à frente das demais em todas as áreas de conhecimento. Estamos muito felizes”, comemorou o vice-diretor e coordenador do Ensino Médio, Felipe César.

Qualidade pedagógica

De acordo com o vice-diretor, para alcançar esse patamar, a direção do colégio sempre esteve muito presente na atuação dos professores em sala de aula e possui um processo de contratação com provas e entrevistas rigorosas.


No Anísio Teixeira, os estudantes recebem treinamento sobre: a estrutura da prova do ENEM para entender como os itens são feitos, como funciona o cálculo da nota e como utilizar esses conhecimentos para realizar uma boa prova. Além disso, todos os anos, é realizado um grande número de simulados nacionais, em que tanto os alunos quanto o colégio contam com feedbacks completos sobre os pontos fortes e os a melhorar. Outro ponto de destaque é a parceria com o sistema de ensino Farias Brito, que lidera o ranking nacional do ENEM há vários anos.

Infraestrutura e orientação de estudo

Felipe destacou que o colégio também investiu em infraestrutura. Todas as salas do Ensino Médio são equipadas e possuem decorações temáticas e foram desenvolvidas por uma arquiteta para proporcionar o melhor ambiente de ensino e aprendizagem aos alunos.

“Mas, é claro, a cereja do bolo está na preparação dos alunos. Nos últimos anos, atuamos para proporcionar uma preparação integral, não apenas com relação ao conteúdo, mas também para melhorar os hábitos de estudos, tornando-os mais eficientes”, enfatizou.

Foco em resultados

Para Felipe, um dos grandes diferenciais do Colégio Anísio Teixeira é oferecer educação de alta qualidade desde o início, tendo como um dos valores o “foco em resultado”. “Faz parte da nossa cultura”, destacou ele.

Felipe ressalta que desde o Ensino Fundamental I, os alunos participam, anualmente, de competições acadêmicas internas e, a partir do Fundamental II, de olimpíadas nacionais. Ele destaca ainda que os professores são engajados na preparação dos alunos e há vários anos o Anísio coleciona premiações. “Saber que um colega foi premiado nacionalmente em Física, Robótica, Astronomia, Química ou alguma outra olimpíada estimula bastante as gerações posteriores a participar e acreditar que também conseguem”.

Muitos alunos campeões do Anísio Teixeira estão hoje em grandes universidades do Brasil, como o IME, a USP, a Unicamp e diversas outras. Eles costumam voltar ao colégio para compartilhar suas experiências, dando dicas e incentivando os alunos mais novos.

Evolução Acadêmica e incentivo emocional

A ex-aluna, Amanda Lavinsky, atualmente estudante de engenharia do IME (Instituto Militar de Engenharia), conhecido por ter o vestibular mais difícil do país, fez um depoimento sobre sua experiência no Anísio.


"O Anísio teve papel fundamental para que eu obtivesse êxito nos vestibulares que fiz e pudesse chegar no IME”.

Amanda conta que, primeiramente, por meio do incentivo às competições internas e externas propostas pelo Anísio, conseguiu descobri sua verdadeira vocação. Ela destaca ainda que as aulas extras de aprofundamento, “que iam muito além dos conteúdos cobrados nos vestibulares tradicionais”, foram de suma importância para que ela alcançasse o nível necessário  para os vestibulares de ponta.

E por último, mas, em sua opinião, o mais importante, o Anísio (por meio do contato frequente que os alunos têm com os professores, coordenadores e diretores) lhe proporcionou o suporte emocional e a orientação necessários para que não desistisse do seu sonho. “A confiança e apoio para que eu batalhasse pelos meus objetivos que eram diferentes dos da maioria, mas que a escola me fez acreditar que também eram possíveis. Dessa forma, a junção da evolução acadêmica, com o incentivo emocional que o Anísio me proporcionou foram as peças chaves para que eu atingisse as metas e aprovações que eu almejei durante todo o meu ensino médio", ressaltou Amanda.
Missão

Felipe finaliza destacando que a missão do colégio é ampliar o horizonte de perspectiva dos alunos e ajudá-los a realizar seus objetivos de vida.

Ele enfatiza que os alunos são a razão de existir do Anísio. Tudo que a direção, coordenação, professores e funcionários da escola fazem é para os alunos. “Suas necessidades, dúvidas, angústias e sugestões norteiam todo o nosso trabalho. O sucesso vem a partir do momento que eles acreditam em nossas orientações e compram nossas ideias. Dessa forma, somos capazes de ajudá-los a realizar seus sonhos”, ressalta.

Sonhos cada vez maiores

"A história desse colégio envolve o sonho de diversos professores (inclusive meus pais), que há anos decidiram  trabalhar para oferecer a melhor educação possível” exalta o diretor do Anísio, Leonardo Martins. Ele diz ser fruto desse sonho e que hoje, ver que o Colégio Anísio Teixeira está entre os 10 melhores colégios de toda Bahia é gratificante e recompensador. “É a prova que a força de vontade, o trabalho sério e contínuo e o amor por ensinar nos tornam um Colégio de resultados de alta performance. Seguiremos assim, pois temos sonhos cada vez maiores para esse colégio", concluiu com orgulho Leonardo.