Agência Brasil

A partir de segunda-feira (08), a prefeitura de Eunápolis realizará a avaliação clínica dos pacientes com sintomas respiratórios, suspeitos de Covid-19, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Anteriormente, o primeiro atendimento era realizado por meio do WhatsApp da Secretaria de Saúde, mas devido ao aumento no número de casos da doença, todas as 36 equipes das UBSs foram treinadas para prestar este primeiro atendimento à população.

O paciente será avaliado pelo médico do posto de saúde e encaminhado para realização do teste rápido na própria Unidade, caso tenha prescrição e esteja dentro do prazo necessário.

“É importante esclarecer que os testes rápidos devem ser realizados somente após o 8º dia de sintomas, pois ele testa anticorpos (a nossa defesa) e não o vírus, por isso para que sua eficácia seja garantida precisa estar no prazo determinado, caso contrário, poderá resultar em um falso negativo e a pessoa contaminada com coronavírus acreditará que não possui o vírus”, explicou o médico pneumologista André Negrelli, coordenador do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo o prefeito Robério Oliveira, a situação é grave e por mais que o sistema de saúde tente se reorganizar diariamente para atender a demanda do coronavírus, entrará em colapso caso a população não entenda a necessidade do isolamento social.

“Adquirimos mais testes rápidos, treinamos nossas equipes, estamos montando um Hospital Referência, mas nada do que fizermos será suficiente caso o eunapolitano não se conscientize. A única forma de enfrentamento encontrada pelo mundo foi o isolamento social, por isso precisamos ficar em casa”.

Os pacientes que tiverem o agravamento de sintomas respiratórios durante o turno da noite e aos fins de semana devem continuar buscando o setor de doenças respiratórias montado no Hospital Regional de Eunápolis, local que já atendeu mais de 400 pacientes suspeitos da doença desde o início da pandemia.