A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na quinta-feira (18), a uma operação nacional com o objetivo de fiscalizar o sistema de freios de veículos de carga e coletivo de passageiros.

Na Bahia, as ações aconteceram em 13 pontos de fiscalização, como na BR-101, em Eunápolis e Teixeira de Freitas, corredor de passagens de carga de produtos para todo o Brasil.

Durante as abordagens, os problemas mais comuns verificados no sistema de freios são decorrentes da falta de manutenção, do transporte de cargas com excesso de peso e do uso incorreto do freio motor do veículo em declives longos ou acentuados.


Só em Eunápolis e Teixeira de Freitas, foram fiscalizados mais de 90 veículos, extraídos 25 autos de infrações, como desrespeito a lei do descanso, excesso de peso, falta de aferição do tacógrafos, mau estado de conservação dos pneus, dentre outras.

Os defeitos, desgastes e uso incorreto dos freios, sobrecarrega todo o sistema e uma das consequências está na redução da capacidade de frenagem e do superaquecimento do conjunto, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga, além de constituir uma das principais causas de acidentes graves em rodovias federais.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.