O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, se reuniu na manhã desta quarta-feira (10) com representantes do comércio para discutir estratégias para reabertura das atividades.

O encontro aconteceu no antigo Hospital das Clínicas e contou com a presença dos presidentes da CDL, Fabrício Ramos, e do Sindicomércio, Erivelton Ribeiro, além de vários empresários, representantes de diferentes segmentos da categoria. Todos foram ouvidos pelo prefeito.

O prefeito mostrou a queda na arrecadação municipal (mais de R$ 6 milhões), os recursos recebidos para combate à Covid-19 (R$ 1.400.000) e todas as medidas adotadas para enfrentamento da pandemia, inclusive a abertura do Hospital Referência Coronavírus, que já foi organizado e desinfetado.


“Estamos agora na fase de credenciamento da Organização Social que vai gerir a unidade, nas instalações do antigo Hospital das Clínicas. O credenciamento será feito pelo governo do Estado”, disse o prefeito.

Robério também apresentou a ascensão da curva do coronavírus em Eunápolis e o cenário epidemiológico provocado pela pandemia.

“Muito importante este momento de nos ouvir e conhecer o nosso lado. A situação está muito difícil para nós comerciantes. Vamos juntos montar uma proposta de reabertura para apresentarmos ao prefeito. Entendo seu posicionamento e não queria estar no lugar dele nesse momento”, disse o comerciante George Soares, dono de um restaurante.


“Quis me reunir com os comerciantes para que pensássemos juntos, como sociedade, o melhor caminho a seguir. Nosso cenário é preocupante, mas a prioridade precisa ser sempre a vida, pois sem ela não existe mais nada. Entendo que devemos encontrar um equilíbrio nessa balança e sei da dificuldade de todos, pois vocês puderam ver também que é a mesma da prefeitura, que tem mais de quatro mil servidores. Mas preciso agir com responsabilidade, por isso estou pedindo que tracemos juntos a melhor estratégia para superarmos esta situação”, afirmou o prefeito.


Seguindo as determinações do Decreto Estadual assinado pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (10), as atividades comerciais não essenciais seguem suspensas em Eunápolis (Decreto Municipal Nº 9.075) até segunda-feira (15), ficando mantida, também, a proibição de circulação de pessoas e veículos não autorizados, das 18h às 05h, salvo deslocamento a hospitais, farmácias e comparecimento ao trabalho.

Aos serviços de delivery de alimentos (entrega da mercadoria no endereço da pessoa), fica permitida a circulação até as 23h.