Após reunião com representantes da Caixa Econômica Federal em maio, quando conseguiu que o pagamento dos empréstimos consignados de servidores da prefeitura de Eunápolis fosse suspenso neste período de pandemia, o prefeito Robério Oliveira iniciou também uma conversa junto ao senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, para que essa a iniciativa se transformasse em lei que beneficiasse a todos os trabalhadores brasileiros.

E, nesta quinta-feira (18), foi aprovado no Senado o Projeto de Lei 1.328/2020, de autoria do senador Otto, que determina a suspensão por 120 dias do pagamento de parcelas de contrato de crédito consignado.

Segundo texto do PL, a medida beneficiará servidores públicos, aposentados, pensionistas e empregados do setor privado. As prestações suspensas serão cobradas após o vencimento da última prestação do financiamento, sem acréscimo de multa ou juros de mora.


De acordo com o senador Otto Alencar, o projeto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

“A aprovação desse projeto de lei no Senado foi muito positiva, pois diversas famílias sofrem os impactos financeiros nesta crise. Todas as ações que auxiliem a população a passar por essa pandemia devem ser comemoradas”, disse Robério.