Os Complexos Integrados de Educação (CIE), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), estão  promovendo, às sextas-feiras, uma série de bate-papos on-line sobre diversos temas, durante o período de suspensão das aulas devido à pandemia do novo Coronavírus. A iniciativa faz parte do projeto "Temas em debate com os CIEs", que envolve a participação de professores dos Complexos, dos Campus Integrados de Educação Básica e da Educação Profissional e Tecnológica, com apresentações de especialistas convidados. Nesta sexta-feira (19), às 9h, o tema discutido será "Aprendizagem criativa e o processo de inovação e o desenvolvimento cognitivo para uma Educação Integral". O encontro acontece através da plataforma Google Meet, no link: (meet.google.com/cvu-osxm-apy).

A mediação será realizada pelo educador e mestre em Ciências Sociais, Fernando Franzoi da Silva, que discutirá o tema com os convidados Maristela Miranda Bárbara, profissional do terceiro setor, e Eduardo Azevedo, que é diretor executivo da Explorum Educacional. Durante o bate-papo, também haverá o lançamento do projeto vinculado à Estação do Saber, o "Tabuleiros do saber: as 'quituteiras' e 'quituteiros' do saber", que tem o objetivo de vincular as ações empreendedoras das escolas em articulação com as universidades nas diversas áreas do conhecimento como práticas vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

O assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica da SEC, Robson Costa, falou da proposta da atividade. "O objetivo do projeto, que está dentro da Coordenação de Projetos Estratégicos da SEC, com o professor Marcius Gomes, é abrir para o debate grandes temas com caráter formativo, em um formato mais leve e dialógico com toda a comunidade dos Complexos, Campus e Colégios Universitários. O intuito é ofertar uma nova modelagem de formação de professores e gestores articulados com as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, assim como com a Educação Profissional e Tecnológica", explicou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.