O deputado estadual Jânio Natal (Podemos) cobrou da Secretaria de Saúde da Bahia, ações urgentes para proteger a população do município e da região do que ele classificada como colapso da saúde pública.

Em março, ainda no início da pandemia do novo coronavírus, Jânio encaminhou ao governo estadual indicação para aluguel de um hotel, em Porto Seguro, que seria transformado, temporariamente, em hospital, com a instalação de equipamentos para o combate ao Covid-19 nos municípios que compõe a Costa do Descobrimento: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis, Itapebi, Itagimirim e Itabela.

A indicação, destaca o deputado, não foi atendida. Atualmente, todos os 10 leitos de UTI do Hospital Luís Eduardo Magalhães estão ocupados por pacientes de Porto Seguro, Eunápolis e Itabela, enquanto em Teixeira de Freitas existem 30 leitos de UTI, alguns vazios.

“Agora, se outro morador de Porto Seguro precisar de UTI terá que deixar o seu município e sua família, indo para Ilhéus, Teixeira de Freitas, Salvador ou outra cidade. Isso não é justo”, afirma Jânio Natal.

Além disto, em fevereiro passado a Secretaria de Saúde informou ao deputado que, em abril deste, seria iniciada a reforma e ampliação do Hospital Luís Eduardo Magalhães, que passaria a se chamar Hospital Costa do Descobrimento, ganhando novos equipamentos e mais 10 UTIs de hemodinâmica, para atender às demandas de Porto e da região.

“Diferentemente do prometido, essas obras não foram iniciadas até hoje. Acredito que, com o quadro atual da saúde no município, elas deveriam começar o mais cedo possível, para aumentar a capacidade de atendimento da Saúde em toda a região”, dispara o deputado Jânio Natal.

Jânio Natal afirmou que, como deputado e representante da região, tem o dever de cobrar da Secretaria Estadual da Saúde ações efetivas e urgentes contra o coronavírus, para oferecer mais segurança e tranquilidade à população.