A Prefeitura de Itabela apresentou, na manhã do último sábado (02), um túnel de descontaminação para garantir a segurança dos moradores contra o coronavírus.

O equipamento foi instalado próximo à agência da Caixa, no centro da cidade. O local é estratégico, segundo o Bahia Dia a Dia, pois há grande aglomeração de pessoas, principalmente aquelas que estão indo em busca do auxílio emergencial.

O túnel tem extensão de aproximadamente três metros e foi inspirado em um modelo adotado na China, país onde o Covid-19 foi descoberto. “Itabela sai mais uma vez na frente e é a primeira cidade do extremo sul da Bahia a trazer essa modernidade, que irá somar às outras ações de prevenção ao Covid-19 no município”, declarou o prefeito Luciano Francisqueto.


O equipamento foi desenvolvido pela Limpar, responsável pelo serviço de limpeza pública no município. A empresa também já havia adotado outras técnicas, como vaporização e a desinfecção de locais públicos na cidade.

“A desinfecção das pessoas que passam por dentro do túnel ocorre por meio da utilização de produtos à base de quaternário de amônia, cujo procedimento é validado pela ANVISA. Para que o composto possa agir na destruição do vírus, as pessoas precisam passar lentamente pela cabine”, explicou o diretor da Limpar, Sandro Roseira.


O produto, de acordo com ele, não irrita ou agride a pele e sua fórmula balanceada ataca a parte externa do vírus. “Mas, a recomendação é que as pessoas que passam pelo túnel devam estar utilizando máscaras protetoras, evitando inalação direta da solução”, frisa Sandro.

Segundo o município, o equipamento também vai ser instalado em outros pontos da cidade.

* Com fotos e informações do Bahia Dia a Dia