Um taxista de Eunápolis está internado na UTI do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com suspeita de coronavírus. O homem de 57 anos, que tem diabetes, foi atendido inicialmente no Hospital Regional, quinta-feira (14), com muita falta de ar. O estado é grave.

No hospital público de Eunápolis, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada do tórax. O exame, que pode obter evidências mais rápidas de que se trata de Covid-19, indicou que os pulmões estavam comprometidos.

De acordo com informação obtida pela reportagem do RADAR 64, não foi realizado um teste rápido, porque, para isso, o recomendável é que o paciente tenha começado a apresentar os sintomas há sete dias.

Na noite de quinta (14), o quadro clínico do taxista se agravou e ele precisou ser transferido para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, já respirando por meio de ventilação mecânica.

O profissional já foi submetido ao exame para detectar o novo coronavírus, mas o resultado deve ser divulgado até o fim de semana pelo Lacen, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.

Segundo familiares, o taxista tem um ponto próximo a uma farmácia na Avenida Santos Dumont, centro da cidade.

O RADAR 64 indagou a Secretaria de Saúde porque o paciente precisou ser transferido para Porto Seguro, e foi informado que é um procedimento padrão, pois o Luís Eduardo Magalhães é o hospital de referência em Covid-19 nesta região, conforme definiu o governo do estado. A unidade conta com uma equipe especializada para lidar com pacientes infectados pelo coronavírus.

MORTE DE JOVEM É INVESTIGADA

Nesta sexta-feira (15), um jovem de 32 anos morreu no Hospital Regional de Eunápolis, pouco tempo depois de ser atendido com falta de ar. A Secretaria de Saúde informou que o paciente tinha uma doença crônica e já vinha sendo acompanhado por um dos serviços de saúde do município. Um teste rápido indicou que ele não tinha Covid-19. Como a tomografia mostrou que seus pulmões estavam comprometidos, foi solicitado outro exame ao Lacen.

Até a noite desta sexta-feira (15), o município de Eunápolis registrou 52 diagnósticos positivos de Covid-19. Destes pacientes, um está internado, 32 já foram recuperados e 14 estão em isolamento domiciliar. A estatística registra a morte do taxista Sérgio Pinheiro, 45 anos, na última terça-feira.