A secretaria Saúde de Eunápolis atualizou, no início da noite desta segunda-feira (11), o quadro da Covid-19 no município. Houve a confirmação de mais dois casos positivos: um homem de 38 anos e uma criança de quatro. Eles são familiares de uma pessoa que tinha recebido diagnóstico positivo e que já se encontrava em isolamento domiciliar, com sintomas leves.

O boletim epidemiológico atual mostra que 39 pessoas testaram positivo, sendo que 15 já se recuperaram e 24 estão em isolamento domiciliar. O único paciente que estava internado em um hospital particular já recebeu alta. Não há registro de óbito. É aguardada a confirmação do resultado de 14 exames. 87 pessoas que apresentam sintomas respiratórios estão sendo monitoradas.


AÇÃO NAS FEIRAS LIVRES - No último sábado (09), equipes da Vigilância Sanitária orientaram os feirantes do Pequi e do Centro quanto aos cuidados de higiene na comercialização dos produtos e a importância de não permitir que a mercadoria seja experimentada. Os locais recebem grande fluxo de pessoas. A ação contou também com entrega de panfletos, medição de temperatura corporal e entrega de máscaras de proteção.

“Identificamos que mais de 90% da população está usando as máscaras e isso é muito importante, porém muita gente ainda está fazendo o uso incorreto. A máscara precisa cobrir toda a área do nariz e boca e a pessoa não pode tocar nela após colocar", frisou o prefeito Robério Oliveira.


TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA  - Na última sexta-feira, o prefeito Robério Oliveira já havia alertado para a necessidade do isolamento social, uma vez que Eunápolis enfrenta, segundo ele, a transmissão comunitária da Covid-19, quando não é mais possível localizar a origem da infecção.

CANAL DE INFORMAÇÕES

Em caso de duvidas ou orientações sobre a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Eunápolis pede que o cidadão entre em contato imediatamente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, por meio do WhatsApp (73) 9.8131-0480.