No último dia útil antes do fechamento do comércio, há muitas pessoas circulando pelas ruas do centro de Eunápolis neste sábado (09). Apesar da aglomeração, o que não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, muita gente tenta se proteger de uma infecção por coronavírus, usando máscaras faciais.

Na sexta-feira (08), o prefeito Robério Oliveira assinou o decreto que determina a suspensão das atividades comerciais por 15 dias. Segundo o prefeito, os termos do decreto foram discutidos em reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e com o secretário municipal de Saúde, Jairo Júnior.

Robério alertou para a necessidade do isolamento social, uma vez que Eunápolis já enfrenta a transmissão comunitária da Covid-19, quando não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre os indivíduos que não viajaram ou tiveram contato com que esteve no exterior.

No decreto, fica determinado que, a partir desta segunda-feira (11), o comércio deve baixar as portas, com exceção dos serviços essenciais, como farmácias, supermercados e entrega de alimentos em domicílio.


Segundo o prefeito, o país vive uma crise de saúde pública sem precedentes e que, desde o seu início, ele tem tomado decisões baseadas em critérios científicos. "Estamos priorizando as vidas, mas buscando também o equilíbrio entre saúde pública e desenvolvimento econômico", frisa.

Segundo Robério, o governo do estado já tinha pressionando o município a fechar o comércio desde o início desta semana, mas ele ouviu os anseios dos empresários e resolveu manter as atividades comerciais em funcionamento nesta semana que antecede o Dia das Mães, que é um período de vendas elevadas.


"Mas, neste momento, que a nossa curva de casos de Covid-19 sobe significativamente e a transmissão já é comunitária, precisamos tomar medidas mais restritivas", frisa o prefeito.

Por fim, o prefeito Robério pediu a compreensão de toda a população para que entenda e respeite a situação de pandemia e que fique em casa.

CASOS DIAGNOSTICADOS 

O número de pessoas diagnosticadas com coronavírus em Eunápolis subiu para 36. Na noite desta sexta-feira (08), a prefeitura informou que o Lacen confirmou mais cinco casos positivos.