Em breve o WhatsApp permitirá que as chamadas de vídeo em grupo comportem oito pessoas ao mesmo tempo, dobrando a capacidade atual da plataforma. A novidade foi apresentada neste sábado, 25, e chegará para tablets e smartphones que rodam Android, além do iPhone.

De acordo com o portal TechTudo, a ideia é semelhante ao que promete o Salas do Messenger ou o Zoom, que colocam diversas pessoas ao mesmo tempo em uma só chamada, mostrando todas juntas na tela. Como o foco é utilizar a chamada no smartphone, o limite de pessoas simultâneas ficou marcado em oito participantes.

Atualmente é possível reunir um grupo em uma chamada de vídeo no WhatsApp, mas com até quatro pessoas falando ao mesmo tempo. Dobrar a capacidade de contatos não alterou a criptografia que é aplicada neste tipo de conversa, que continua existindo de ponta-a-ponta. O WhatsApp promete que nem mesmo a empresa poderá ouvir o que é falado.

O aumento chega em boa hora, já que durante a pandemia de coronavírus, causador da COVID-19, a orientação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é o isolamento social. Com o maior número possível de pessoas em casa, longe de outros membros da família e amigos.

O Facebook não divulgou uma data de lançamento para a novidade, dizendo apenas que ela aparecerá em breve - e muito provavelmente para todos os usuários, sem distinção de plataforma escolhida.