O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, no Sul da Bahia, tem 57 profissionais infectados pelo novo coronavírus (covid-19), de acordo com o diretor assistencial da unidade, Almir Gonçalves. Até o momento, Segundo o Correio, foram realizados 484 testes em integrantes do corpo clínico do hospital, que tem, em média, mil colaboradores. Ou seja, cerca de 5.7% dos profissionais estão com a doença.

O município de Ilhéus tem a maior incidência de infectados pela doença por milhão de habitantes no estado, de acordo com boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira (24). Até as 17h de hoje, a cidade possuía 134 casos confirmados do coronavírus, aponta o documento. Três pacientes morreram em decorrência da doença em Ilhéus.

De acordo com o diretor, grande parte dos profissionais tem se infectado durante a retirada dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

“Esse vírus sobrevive até 5 dias fora do organismo, em superfícies e nas roupas. Pelo cotidiano do trabalho, precisamos retirar e colocar os EPIs algumas vezes durante o dia, o que aumenta as chances de contaminar devido à exposição repetida”, ressaltou o diretor da unidade durante a entrevista.