Uma ala exclusiva para atendimento a pacientes com coronavírus está sendo implantada no Hospital Regional de Eunápolis. O anexo dispõe de cinco leitos de estabilização, com equipamentos de respiração mecânica.

Também está sendo montado um espaço de descanso para os profissionais de saúde, que, durante o plantão, não podem ter contato com os ambientes externos do Hospital. Também foram instaladas duas antessalas de preparação. O Hospital Regional já conta com 10 leitos de UTI.

As novas intervenções, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, seguem critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para lidar com todos os protocolos de preparação, as equipes de saúde foram treinadas quanto à maneira correta do uso e retirada dos equipamentos de proteção individual. O hospital foi dividido em duas recepções, uma destinada especialmente para pacientes com sintomas respiratórios. É uma forma de evitar o contágio na triagem.

Além das ações no Hospital Regional, as Unidades Básicas de Saúde do Pequi, Dinah Borges, Santa Lúcia, Centauro e Centro tiveram o horário de atendimento estendido para as 19h, neste período da pandemia. O secretário de Saúde, Jairo Júnior, explica que as UBSs são a porta de entrada dos serviços de saúde pública.


Já no SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), uma unidade com três profissionais foi separada apenas para atender pacientes com suspeita de infecção por covid-19. A ambulância conta com ventilador portátil e monitor multiparamétrico.

O prefeito Robério Oliveira informou que é mais uma ação preventiva que a prefeitura vem realizando para o enfrentamento da pandemia.

"Quero esclarecer que esta é uma iniciativa preventiva da nossa gestão, já que a referência para tratamento da doença é do Governo do Estado da Bahia, que nos informou que os nossos pacientes deverão ser transferidos para os hospitais de campanha. Até o momento, não temos nenhum caso confirmado de coronavírus em Eunápolis, e as ações de prevenção para o enfrentamento da pandemia seguem aceleradas. Peço à população que saia de casa apenas quando necessário, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento e a higienização necessária", conclamou o prefeito.