A região Sul da Bahia vai ganhar novos respiradores para lidar com a pandemia do novo coronavírus. O anúncio da compra foi feito nesta terça-feira (21), pelo Governo do Estado, que ainda não definiu quantos equipamentos serão adquiridos para as cidades da região.

Nesta manhã, o governador Rui Costa participou de uma reunião virtual com prefeitos da região e admitiu preocupação, já que o número de casos disparou em cidades como Ilhéus e Itabuna. A reunião discutiu ainda a situação epidemiológica dos locais, atualmente o maior foco de preocupação das autoridades de saúde no estado. Nesse momento, Itabuna possui 54 respiradores e Ilhéus, 67.

Rui detalhou a ações que o estado vem realizando para o combate ao novo coronavírus na Bahia e na região, e chamou a atenção dos prefeitos para os desafios a serem enfrentados em seus municípios. O governador pediu a parceria dos municípios para estimular a população a usar máscaras e a tecnologia, a fim de garantir um freio nas contaminações e também alimentar os bancos de dados sobre a evolução da doença.

Estrutura

Com 114 leitos destinados a receber pacientes da covid-19, os municípios de Ilhéus e Itabuna devem ter estrutura ampliada nos próximos dias. Para isso, o município de Ilhéus aguarda ainda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha, além da montagem de 20 leitos no Centro de Convenções.

Já Itabuna, aguarda a habilitação do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, que poderá ofertar até 21 leitos de UTI e 38 clínicos. O hospital Costa do Cacau é a principal referência na região e conta com 30 leitos de UTI.