Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Criadas pela iniciativa de proprietários particulares, elas têm como principal característica a conservação da diversidade biológica, sem que para isso haja perda da titularidade da terra.

A Costa do Descobrimento exibe 18 RPPNs, que, juntas, somam uma área de mais de 7.700 hectares de área protegida. Maior reserva privada do Nordeste e segunda maior do bioma Mata Atlântica, a RPPN Estação Veracel está a aproximadamente 15 quilômetros do centro histórico de Porto Seguro. A reserva está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, o que aumenta ainda mais a importância dessa área de proteção.

"O grande objetivo dela é a conservação ambiental. Ou seja, a preservação da natureza, mas com o homem fazendo parte, por meio de atividades de educação ambiental, trilhas interpretativas e um contato maior com a natureza", afirma a bióloga Virgínia Camargos, coordenadora da RPPN Estação Veracel.


Das 18 RPPNs da região, 15 estão em Porto Seguro. As demais em Belmonte, Itabela e Itapebi. Em Porto Seguro, fomos conhecer a RPPN mantida pelo engenheiro agrônomo Renato Dória, proprietário da fazenda Bom Sossego. Segundo ele, a fazenda mantém 45% de sua área em RPPN e Mata Atlântica preservada. Para Renato, é possível conciliar sua produção de açaí, cupuaçu e coco com a proteção de espécies ameaçadas de extinção.

"A preservação da floresta e a conversação da água, do meio-ambiente, nos traz bons benefícios. E oportunidades de vínculos com entidades de estudos, como universidades. Os professores gostam de ter essa referência. Muitos fazem pesquisas aqui com aves, insetos, abelhas", informa.

Na Estação Veracel, além das atividades de proteção e de pesquisa, também é desenvolvida a observação de aves, que virou uma forma das pessoas se aproximarem da natureza e de admirar espécies nativas em seu habitat. Atualmente, na região, existem quatro unidades de conservação já prontas para receber observadores de aves: RPPN Estação Veracel, Parque Nacional do Pau Brasil, Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades e a RPPN Rio do Brasil.