A Veracel Celulose foi reconhecida pelo Guia Exame de Compliance como a empresa que adota as melhores práticas de compliance no setor de papel e celulose. A primeira edição da premiação, realizada em parceria com o Instituto FSB e a Fundação Dom Cabral, avaliou 298 companhias de diversos setores, destacando a atuação de 39 delas.

O prêmio é fruto das boas práticas de trabalho da Veracel e do seu código de conduta, que ganharam ainda mais força em 2015 com a estruturação da área de compliance na empresa. Alguns itens avaliados pela publicação foram: ligação direta com o conselho de administração, canal de denúncias, treinamento de compliance para fornecedores, programa de compliance analisado por auditoria externa, entre outros.

Baseado em um modelo integrado, o programa implementado pela Veracel busca o envolvimento de toda a empresa na disseminação da cultura de ética corporativa. “Para nós, o compromisso com a ética e a boa conduta é de responsabilidade de todos os colaboradores e não apenas da área”, afirma Rodrigo Louzada de Carvalho, gerente de auditoria interna e compliance da Veracel.

Multiplicadores de boas práticas - Além de estabelecer diretrizes para monitorar, detectar e evitar atividades impróprias, a área realiza várias ações para sensibilizar e capacitar seus colaboradores. Em agosto deste ano, foi iniciado o Programa de Embaixadores da Boa Conduta, no qual colaboradores de diferentes áreas discutem temas ligados à compliance e atuam como multiplicadores de boas práticas.

Os líderes também exercem um papel importante no engajamento de suas equipes, reforçando a importância de ações responsáveis, seja dentro ou fora da empresa. “Não se trata só de aplicar e seguir regras. A ética tem que fazer parte dos princípios morais, tem que estar enraizada na cultura e fazer parte do cotidiano de cada um”, declara Carvalho.